Guilherme Vital

Discovery of user profiles that simulate public tenders

— TYPE

Platform


— MY ROLE

Product Designer


— CASE

Discovery, UX Research

Na minha época de escola, sempre tinha um professor que passava um simulado para os alunos antes do período de provas para podermos identificar o que deveríamos dar mais atenção no estudo. Trazendo para o contexto de concursos públicos, simulados tem esse mesmo objetivo: te preparar para o momento da prova. Este estudo de caso se concentra na parte de relatório de pesquisa do projeto.


My role

Como designer de produto, eu atuei do início ao fim do Discovery colaborando com o mapeamento do problema, planejamento e condução da pesquisa, bem como a análise e síntese da mesma.

As a product designer, I acted from the beginning to the end od Discovery collaborating on mapping the problem, planning and conducting the research, as well as analyzing and synthesizing it.


Worked with me

Cecília, Erick

Informações confidenciais (Non-disclosure agreement)

Para cumprir o contrato de não divulgação, omiti informações confidenciais neste apresentação. As informações a seguir são minhas e não refletem necessariamente as opiniões do Qconcursos.

Context

Qconcursos é uma das maiores plataformas de estudo online para concursos públicos do Brasil com mais de 1 milhão de alunos. Qconcursos is an EdTech that makes preparing for public tender more pratical, through a digital environment that integrates all stages of study and directs what the person needs to study, pointing out solutions that enhance their performance.

Problem

Quando começamos a repensar a jornada do estudante na plataforma, tivemos como definição redesenhar a funcionalidade de gerar simulados a partir de questões de provas já realizadas. A funcionalidade antiga, além de apresentar limitações quanto ao uso de uma stack mais moderna para desenvolvimento, não tinha uma maneira fácil e intuitiva para gerar um simulado com questões.


Em uma explicação bem resumida, o estudante tinha que preencher alguns filtros obrigatórios, ver o resultado da aplicação dos filtros, encontrar o botão de simulados e configurar algumas regras como: quantidade de questão por matéria e tempo médio por questão.


Para apresentar uma nova experiência, antes era preciso responder algumas questões: como é a preparação para a prova? Como é a experiência de fazer uma prova para concursos? O que é comum ter em um ambiente de prova?

Problem

When we started to rethink the student journey on the platform, we set out to redesign the functionality. The old functionality, besides presenting limitations in the use of a more modern development stack, did not have an easy and intuitive way to generate a simulation with questions.


In a very brief explanation, the student had to fill in some required filters, see the result of applying the filters, find the practice tests button and configure some rules, such as: number of questions per subject and average time per question.


To present a new experience, first a few questions had to be answered: How is the preparation for the exam? What is the experience of taking a competitive exam? What is common in a exam environment?

Research

Nós realizamos um questionário para grupos distintos de estudantes pelo Typeform e conduzimos entrevistas através do Google Meet. Anteriormente, havíamos feito uma rodada interna de entrevista com educadores.


Tivemos duas semanas para buscar entender as percepções e experiências que os estudantes tinham ao utilizarem a feature de simulados, bem como entender os hábitos e motivações dos usuários ao estudarem por simulados. Fizemos perguntas como: Por que você estuda através de um simulado? Como você se prepara antes de resolver um simulado? Como os resultados do simulado te ajuda? Já teve alguma dificuldade em gerar um simulado? Estas são algumas das nossas descobertas de alto nível:


In two weeks, we conducted research to understand the perceptions and experiences students had when using the old functionality, as well as to understand users' habits and motivations when studying through simulations. We asked questions such as: Why do you study through a practice test? How do you prepare yourself before solving a practice test? These are some of our high-level findings:


Estudantes bem preparados. São pessoas que já possuem algum grau de experiência com concursos ou no estudo para concursos. Geralmente já conhecem como a banca cobra uma questão, estudam por ciclos e estão em busca de avaliar seu rendimento.


Well-prepared students. These are people who already have some experience with public tenders and are looking to evaluate their performance.

Research

Estudantes em busca de preparo. São pessoas que podem ou não possuir um grau de experiência com concursos. Em sua maioria, precisam entender como a banca cobra a questão ou quais são as “pegadinhas” por trás das questões. Eles buscam orientação e fixar o conteúdo da matéria estudada.


Studants in search of preparation. These are people who may or may not have experience with public tender. For the most part, they need to understand how the examining board charges the question or what are the "catches" behind the questions. They are looking for guidance and to memorize the content of the subject studied.

Research

Outro destaque que o discovery possibilitou foram insights sobre as experiências anteriores que esses mesmos alunos tiveram ao utilizar a funcionalidade antiga. Utilizamos o método de Atomic Research para analisar a experiência do estudante em cada etapa do simulado (criação, resolução e análise de resultado) em busca de oportunidades inexploradas.


Another highlight that discovery made possible were insights into the previous experiences that these same students had. We used the Atomic Research method to analyze the student's experience at each stage of the practice test in search of unexplored opportunities.